terça-feira, 9 de outubro de 2012

Quiche de Alho Francês, Chalotas e Cogumelos Frescos





Tinha saudades de comer uma tarte salgada...
Gosto de sentir saudades de sabores que, quando me lembro deles, cresce-me água na boca...gosto de sentir aquela vontade de ir para a cozinha, já a imaginar o momento final, aquele em que saboreio o que preparo com tanto carinho e expectativa...momentos que me fazem feliz de uma forma tão simples e fácil que merecem ser partilhados...

Os ingredientes para o recheio não são novidade, nem para mim nem para vocês que já me conhecem, sou uma legumeira assumida, com muito orgulho...aqui o que é realmente notável e novidade para mim, é a massa que me deixou mesmo surpreendida e completamente rendida...
Vi a receita desta massa num blog que gosto muito de visitar, o Tentações sobre a Mesa.
Obrigada pela receita, Lenita!

Muito simples e prática, esta quiche conseguiu, com o seu incrível aroma, tornar a minha cozinha numa autêntica pizzaria...!!

Os meus queridos tomates cereja foram uma excelente companhia e o tempero, bem especial...

Ingredientes:

Massa:
Ver receita aqui

250 g de farinha
75 g de azeite
60 ml de água
Oregãos qb
Alho em pó qb
Sal qb

Recheio:

Azeite
Alho francês (inteiro)
3 chalotas
Cogumelos frescos a gosto

5 ovos
250 gr de molho béchamel (usei de compra)
Pimenta 5 bagas fresca
Noz moscada
Sal

Preparação:

Massa:

Misture todos os ingredientes secos numa tigela.
Abra um buraco no meio e junte a água e o azeite.
Envolva bem todos os ingredientes, mas sem amassar, apenas até estarem ligados.
Enfarinhe a bancada e estenda a massa com a ajuda do rolo até obter a forma desejada.
Forre a tarteira com papel vegetal (corte-o à medida) e coloque a massa por cima. Pressione bem até ficar bem moldada à forma.
Reserve.

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Recheio:

Numa frigideira antiaderente ou num wok, coloque um pouco de azeite a aquecer e comece por saltear as chalotas e o alho francês cortados em rodelas do mesmo tamanho. 
Deixe cozinhar durante 8 minutos, em lume brando, mexendo de vez em quando.
Lave e corte os cogumelos em pedaços, também do mesmo tamanho e no formato que desejar.
Adicione os cogumelos e deixe saltear até murcharem. 
Tempere com uma pitada de sal e outra de pimenta 5 bagas fresca.
Depois de prontos retire do lume e reserve.

Bata os 5 ovos com o molho béchamel num recipiente à parte e tempere com uma pitada de pimenta e uma colher de café de noz moscada em pó.
Reserve.

Coloque os legumes por cima da massa, até cobrir o fundo da tarte.
Por cima coloque os ovos batidos com o béchamel.

Leve ao forno durante 35-40 minutos.
Ao fim deste tempo, verifique se está pronta e retire do forno.

Salada:

Tomate cereja
Azeite
Vinagre balsâmico
Sal
Tomilho fresco

Lave bem os tomates e corte-os ao meio. 
Num recipiente à parte coloque uma colher de sopa de vinagre balsâmico.
Junte uma pitada de sal grosso e tomilho fresco.
Mexa muito bem com a ajuda de uma colher para derreter o sal.
Por fim, junte duas colheres de sopa de azeite e envolva bem.
Sirva ao lado dos tomates.












Corte um pedaço de quiche, leve à 
boca...logo de seguida, passe o tomate pelo tempero, mastigue tudo, saboreie, feche os olhos e...sinta-se feliz :)



Bom apetite!

Boa semana :)

35 comentários:

luci disse...

Que quiche linda e deve ser deliciosa
beijos

Tânia disse...

Tudo perfeito: a combinação dos ingredientes, o acompanhamento, as fotos.
Certamente vai prá minha lista de "a fazer".
Beijinhos

piteis da dinha disse...

Amiga, simplesmente maravilhosa essa torta, amei.

Parabéns querida pela receita e pelas fotos.

Bjssssss e uma semana bem abençoada.

Unknown disse...



Ficou com um aspecto excelente...
Beijinhos

Diogo Marques disse...

Colorido e delicioso! :)

Gosto muito :)

Entre tachos e a bimby disse...

Sofia, que saudades de visitar o teu cantinho.... :D

Que delicia esse quiche, eu adoro quiches, logo sou suspeita para falar, mas ficou uma verdadeira tentaçao!!!

Beijocas

Margarida

Unknown disse...

Uma quiche deliciosa e essas fotos ainda abrem mais o apetite. Bjs

Unknown disse...

Uma quiche deliciosa e essas fotos ainda abrem mais o apetite. Bjs

A Paixão da Isa disse...

bem para mim pode ser uma fatia ok? rsrs ela esta super esta 5* bjs e tudo de bom para ti

Vera Ferraz disse...

Que bom aspeto! E que bonitas ficaram essas fotografias! Estas quiches são fantásticas porque servem de lanche, jantar ou almoço!
Beijinhos.

P.S. Há desafio no meu blogue, já espreitaste?
http://hojeparajantar.blogspot.pt/2012/09/convidei-para-jantar-sigur-ros.html

Rosinha Benvenga disse...

oi Sofia,linda essa quiche e pelo jeito deliciosabjs Rosinha

Josy disse...

Doce Sofia, e como adoro quiches, acho-os tão completos! Basta uma saladinha para acompanhar e não precisa de mais nada, além de podermos dar asas à imaginação e criarmos recheios ao nosso gosto. O seu está perfeito, com tudo que gosto, pois sou legumeira de carteirinha também. Linda quiche, e seus tomatinhos estão lindos. Bjinhos

Ana Paula Jeônimo disse...

Saudade de coisa boa é tão bom, e quando a coisa é gostosa melhor ainda.
correndo pra fazer, adoro quirches...

Bjuuu!!!!

Sonia disse...

Sofia querida, já estava sentindo muita saudade de suas receitas lindas e deliciosas.
Esta ficou especialmente apetitosa, o sabor tenho certeza delicioso.
A apresentação ficou linda com os tomatinhos em salada para.acompanhar.
Tenha uma ótima quarta feira.
Beijos

Sabor&Arte disse...

Ficou perfeita essa quiche, o aspecto é delicioso!!!
Bjs.

Unknown disse...

bem, esta quiche deve ser tão boa e aromática. Anotei!
Beijinhos

Flor de Tavira * Algarve * Portugal disse...

Ficou com uma linda apresentação, e o sabor também promete.
A massa é diferente, e ao género das que utilizo. Para mim as massas quebradas são muito gordurosas... prefiro outras mais leves.
Beijinho

Andréa Santana disse...

Olá minha amiga, tudo bem? Saudades de vc!
E você sempre arrasa com suas belas receitas, essa torta ficou perfeita, ótimos ingredientes!

Beijinhos, fica com Deus!
Sucessos sempre!

sadhia disse...

hummmm que delicia e linda ..parabens esta maravlhosa querida eu e os meninos amamos quiches são ótimas refeiççoes amei a sua bjokas

frango do campo disse...

eu que adoro quiches, não fico indiferente a esta :) que maravilha :) beijinhos

Luisa Alexandra disse...

Gostei tanto do aspecto, que maravilha deve ser!

Ana Claudia disse...

A quiche está fantástica, imagino o sabor.
Beijos
Aninha

Romy Almeida disse...

Que linda quiche... ficou bem colorida.
Ficou perfeita :D

Bjokas

piteis da dinha disse...

Oi amiga, que bom receber tua visitinha e carinho.

Bjsssssssssss

Blog do Chocolate disse...

Sofia,

Que cores tão lindas tem esta sua quiche, ficou uma delicia só, muito tentadora de facto !

As fotos estão magnificas, adorei !

Beijinhos

Sofia.Lopez disse...

Muito obrigada a todos pelos vossos comentários! É sempre uma enorme alegria receber-vos e poder ler as vossas opiniões :)

Sofia

Unknown disse...

Bom dia!

Vi o seu blogue em Pratos que Falam e resolvi fazer-lhe uma visita.

Gostei muito do seu blogue e das propostas. Já sou seguidora e voltarei mais vezes.
Deixo desde já o convite para visitar o meu recanto de Receitas de Sedução.


Beijinhos.

Aurea Sá
(www.receitasseducao.blogspot.com)
Receitas de Sedução

Dulce Caldeira disse...

Olá minha querida, tudo bem por aí?
Fiquei rendida à tua quiche, que me parece uma delicia.
Sabes? Também sou um pouco assim, por vezes sinto os tais " apelos" por alimentos, ou pratos, e lá vou eu fazer:) Sabe muito bem, posso dizer que é sinal que somos vivos e de perfeita saúde;)
Mil beijinhos:)

Inês Ginja disse...

Olá minha querida :)

É tão bom quando temos estes "apetites" que até nos fazem crescer água na boca...uma perdição só de começar a pensar nesse tipo de coisas,hehehe.

Adoro tartes salgadas, e já não faço uma há demasiado tempo. Deixaste-me tu agora com o bichinho e a vontade :)

Legumeira assumida! Eu também sou. Legumes e cogumelos, não precisam de carne para nos alegrar o dia.
Já comia uma bela fatia! E juntava aí um queijinho, para combinar ainda mais com esse sabor a pizza conferido pela massa. Coisa boa!

Um beijinho minha querida,
e um forte abraço.

Joana disse...

Sofia querida ficou com um aspecto divinal a tua quiche :)
Colorida e imagino que bem saborosa...
O cheiro que fica na cozinha é tão bom!!! :)
As fotografias ficaram fantásticas!
Um beijinho

Candy Love disse...

Tem um aspecto delicioso!! ;)
Beijinho

Rosa Santos disse...

Olá Sofia!
Tudo perfeito. A ligação dos sabores é óptima e a massa é diferente de muitas, mas pareceu óptima. Agora para confirmar há que experimentar. Parabéns, muito bom o seu blog.
Beijinho

Alice disse...

Amiga, que saudades de vir aqui ler um post teu!! E claro, já babei um litro para essa tarte, que coisa boa!!
Pois é, eu também tenho essas vontades e desejos súbitos por certos sabores e sim, até cresce água na boca só de os imaginar! (bamo-nos tratar!!!!:D)eheheh
Essa massa deixou-me muito curiosa, deve ficar deliciosa com os orégãos e o alho em pó!
Lol, pois eu já tinha reparado que és uma grande legumeira, ihihih, mas percebo tão bem, há tanto leguminho bom no munde!!
E tu dás-lhes sempre um uso maravilhoso, esse recheio deve ter ficado divinal com o alho francês e os cogumelius! Boua boua!!:D
As tuas fotos ficaram fabulosas, estão tão apetitosas, com um ar tão apetecível assim com os tomatinhos cherry!! É amiga, agora já foram 2 litres!!:D
Um grande beijinho minha linda e uma semana fantástica:)

Salsa Verde disse...

Adoro quiches e esta tua combinação de sabores está um apetite só e o aspecto, mais uma vez, divino!
Beijinhos,
Lia.

Unknown disse...

Ola sofia.sou um profissional na área da restauração e como gosto de tirar ideias e sempre aprendemos algo novo com novas receitas passei por cá e vi algumas das receitas publicadas e também o blog,e não pude deixar de reparar o carinho que dedica a este blog,o amor com que escreve as receitas e como descreve os sabores e os alimentos e não pude deixar passar sem lhe dar os meus mais sinceros
parabéns pelo excelente trabalho e dedicaçao.cumps daniel santos