segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Tarte de Maçã e Banana Merengada



Gosto de doces...mas a minha tendência desde sempre foram os salgados. Claro que aprecio comer um docinho de vez em quando, e acho que estou a ficar cada vez mais gulosa hihi...mas o que nasce connosco acompanha-nos a vida toda, os gostos, as preferências, a personalidade. Tudo isso é inerente e mesmo que haja mudanças ao longo da nossa vida, há coisas que não mudam...eu prefiro salgados.

Mas...como em todas as cozinhas, de vez em quando, lá saiem umas doçuras. Confesso que só não saiem mais vezes porque senão teria de as comer sozinha e isso seria uma grande chatice... hihi
Este fim de semana tinha com quem partilhar e por isso resolvi fazer algo com a fruta que estava a olhar para mim há dias na fruteira, com olhinhos tristes e cabisbaixos a dizer-me..."Tira-nos daqui..."

Lembrei-me de fazer uma tarte. Inventurei um pouco e saiu uma sobremesa que fez mesmo as delícias de todos...as minhas principalmente! Que maravilha...
Não fica muito doce, tem fruta e é muito fácil e rápida de preparar...a minha sobremesa ideal :)


Ingredientes:

1 base de massa folhada
1 lata de leite condensado magro
1 pacote de natas
1 iogurte natural açucarado
4 ovos
2 maçãs (usei starking)
1 banana madura
2 colheres de sopa rasas de farinha Maizena
Canela em pó q.b.

2 colheres de sopa rasas de açúcar em pó

Preparação:

Estenda a massa folhada numa forma. (Pode utilizar o papel vegetal que a embalagem traz para forrar a forma).
Pique a massa com um garfo e reserve.

Misture bem o leite condensado com as natas e o iogurte natural.
Junte as gemas e a farinha. Mexa bem para não formar grumos.
(Utilizei a batedeira para ficar bem uniforme, durante 5m).
Verta o preparado na forma.
Corte as maçãs e a banana em fatias finas e distribua-as por cima do preparado.
Polvilhe com canela a gosto.



Leve ao forno pré-aquecido a 180º durante 30minutos, aproximadamente.
Ao fim deste tempo verifique e se já estiver dourada por cima pode retirar do forno.




Bata as claras em castelo juntamente com o açúcar em pó.
Barre a tarte com o merengue e faça efeitos com a ajuda de uma colher.
Leve novamente ao forno até ficar dourada por cima (pode ligar o grill).



Espero que gostem...





Tenham uma boa semana!!

30 comentários:

Sara Ramos disse...

Aqui está ela! :D
Linda e deliciosa.
Deve ser bem boa esta tarte...
Sabes que eu também gosto mais de salgados ou pelo menos gostava mas desde que tenho o blogue que isso mudou eu agora gosto de coisas que antes nem pensar...!

Adorei a tarte, e acredito q tenha sido muito apreciada.

Beijinhos

Felismina disse...

E inventuraste-te muito bem, pois a mimparece-me deliciosa!

Bjs.

Andréa Santana disse...

QUERIDA SOFIA,
EU SOU UMA FORMIGA PRO LADO DE DOCES, NA SEMANA PASSADA FIZ UM MONTE DE DOCINHOS AO QUAL VOU POSTAR AMANHÃ NO MEU BLOG,SOU FÃ DOS SALGADOS TBM MAS OS DOCES ME DEIXAM COM ÁGUA NA BOCA.
A TUA TARTE FICOU PERFEITA,COM MASSA FOLHADA E ESTE RECHEIO SIMPLESMENTE DELICIOSA!PENA QUE MORO TÃO LONGE PARA PROVAR ESTA DELÍCIA, MAS FICO COM A RECEITA!

TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA!
BEIJOS....

Autora do Blog disse...

Uma "inventura" de aspecto delicioso.
Os ingredientes combinam muito bem.


http://asvezescozinheira.blogspot.com

Beth Martins disse...

Optimo aspecto gostei imenso da ideia das banas na maçã parabens.

bjs

ameixa seca disse...

Sou fã de merengue, a tarte deve ter ficado uma delícia :)

São Ribeiro disse...

LINDA ESSA TARTE, ENTÃO A FATIA ESTA UMA TENTAÇÃO.
BOA SEMANA
BJS

De cozinha em cozinha disse...

Sofia,
Tartes merengadas são uma perdição para mim.
Bjinhos

Natércia Ramalho disse...

Sofia, a tua tarte ficou uma verdadeira tentação...um beijinho.

frango do campo disse...

Que aspecto fantástico :) Gostei muito! um beijo

Luisa Alexandra disse...

Essa tua tarte ficou com um aspecto tão bom!

Carla Sousa disse...

Inventuraste te muito bem. Mas olha que eu também não era muito gulosa. MAs comecei a ver tantos blogues com tanta coisa doce, comecei a ter vontade de experimentar em casa, para ver se conseguiria superar a prova e claro depois tinha de comer. O gosto educa-se e não é que estou mesmo a ficar gulosa... bjs e boa semana

paty disse...

Sofia amiga, que tarte linda, o que eu não dava para ter provado uma fatia, fico à espera :))
Beijinhos linda e boa semana!

Inês Ginja disse...

Eu quero uma fatia Sofia! Que bela inventura :) Tartes com fruta são sempre uma delícia. E esse merengue tão douradinho, que lindo!
Sabes que eu tenho tido mudanças de gostos ao longo do tempo. Em pequenina odiava alguns vegetais. Hoje em dia como de tudo, excepto carne de coelho e carneiro (isto desde a faculdade). Gosto de doces e salgados. Tenho é em atenção não exagerar nas doses.
Pois, o fim-de-semana é curto, mas dá para muita coisa!
Um beijinho.

a disse...

Que inventura deliciosa, a combinação da banana com a maçã, parece ficar deveras apetitosa!
Gostei muito desta tarte, parabéns!
Beijinhos

Mónica Silva disse...

Sofia tu andas a provocar ai andas andas, mas que foto é essa? Ainda por cima escreves " querem uma fatia?" de castigo vens ao Norte rapidinho com uma tarte inteirinha só para mim :)

Beijinho e boa semana

Dulce Caldeira disse...

Que delicia inventurada, adorei a tua criação sim senhora!
Essa fatia diz tudo...que bommmm!
Ao longo da nossa vida, vamos mudando de gostos, uns ficam, outros mudam, outros nascem, e ainda bem que assim é, temos tempo de experimentar tudo:)))
Beijinhos querida.

Anónimo disse...

Nunca experimentei as duas frutas juntas, mas pelo aspecto está 5 estrelas.
Beijinhos

Gina acasadagigis disse...

Ficou com um aspecto delicioso, comia uma fatia, bjs

Susana disse...

Ai não és gulosa?! Pois não é o que parece!lol
A tua tarte ficou com um aspeto divinal, mesmo para os que não são gulosos não conseguem resistir. Adorei.

Beijinhos

saboracasa disse...

eu quero uma fatia, sobrou? Oh não cheguei tarde!
Está com aspeto deliciso, de certeza muito bom :)
fica bem
paula

Sara A. disse...

2 frutas deliciosas juntas, deve ter ficado deliciosa...

Sofia.Lopez disse...

Muito obrigada a todas pelos vossos simpáticos comentários!
O facto de ter um blog e conhecer outros blogs faz com que os nossos gostos conheçam novos horizontes...o que é fantástico! Sim, estu a ficar mais gulosa desde que vos visito...lol
Beijinhos para todas ;)

Unknown disse...

E que bela invenção saiu da tua cozinha..Adorei a receita e o aspeto,são ambos fantásticos!!!

Beijinhos

Leca Macedo disse...

Vim conhecer e blog e já dei de cara com essa delícia.

Adorei a receita.. muito boa mesmo! Vou levá-la para o meu caderninho.

Grande beijo,
Alessandra
http://cozinhadaleca.blogspot.com/

Cláudia Marques disse...

Eu quero uma fatia, sem dúvida. Parece deliciosa. Aliás, mesmo sem o merengue está com muito bom aspecto, mas assim "completa" deve ser irresistível. :)

(Sofia, obrigada por teres ido saber de mim. Tenho tido uns "problemazinhos", não tão "inhos assim", por isso tenho andado afastada. Mas espero voltar em breve, tenho muitas saudades dos blogs.)
bjs, e espero que até breve.

O Barriguinhas disse...

Que maravilha e que imagens tão tentadoras! beijos. Lucia

M. disse...

Hummmmmm, que tarte mais bonita!!! Pois é evidente que quero uma grande fatia!!!!!!!!
Beijinhos, boa semana!
Madalena

Xana Bértolo disse...

Aiii eu adoro merengue :)..
Ficou tão bonita, imagino só...
beijoca

Viciante disse...

Olá!

Adorei esta tarte! E fiquei a achar que se pode fazer sem o merengue, porque tem um óptimo aspecto!

Bjs